Plano de aula de inglês para o 1º ano do Ensino Médio utilizando Charge
Desenvolvimento:
Parte 1
Iniciaremos essa aula provocando os alunos a refletirem sobre o que é um texto.
O
que é um texto para vocês?
Apenas
textos escritos são realmente textos? Não, imagens
também, pois tudo o que nos passa uma mensagem é considerado como texto.
Vocês
acham que uma imagem pode representar um texto também? Porque? Sim, pois se ela nos passar uma mensagem, é sim um texto.
Vocês
podem me dizer alguns tipos de texto que existe? Letter, poem, note, article,
etc.)
Parte
2
Distribua
alguns textos com os alunos, divida em grupos de 3, e peça para que eles
analisem o que foi entregue e responda a essas perguntas abaixo: (Escreva as
perguntas no quadro e peça pra que eles respondam oralmente, cada grupo.)
Você
acha que o que você recebeu agora em sala de aula é um texto?
Qual
o gênero?
Você
pôde tirar alguma informação ou entendeu alguma mensagem desse suposto texto?
Ao
discutir com os alunos, explique-os que texto é tudo o que nos passa alguma
mensagem.
Parte
3:
1. Perguntar
se eles conhecem o gênero “charge”.
2. Perguntar
se uma charge pode ser considerada um texto e porque?
3. Perguntar
sobre características desse gênero (Humor,
fatos atuais, reflexão, crítica, linguagem verbal e não verbal, etc.
4. Entregar
imagem de uma charge em inglês para que os alunos, em dupla, analisem e tentem
interpretar a mensagem que a charge está passando sem que eles traduzam o
texto.
5. Perguntar
se há no texto, alguma palavra que eles conhecem ou que tem semelhança com a
língua portuguesa. Conforme os alunos forem participando, as palavras serão
circuladas na charge e escritas no quadro pelo professor.
6. Explicar
para os alunos que, muitas vezes, não é apenas lendo um texto ou até mesmo o
traduzindo que nós podemos entender a mensagem que está sendo passada. Podemos
fazer uma leitura apenas da imagem. Algumas charges não tem textos escritos,
são apenas imagens, porém, isso não as fazem não ser um texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário