Plano de aula para aula inicial na turma do 1º ano do Ensino Médio
Desenvolvimento
1ª parte: Conhecendo um pouco os alunos em relação ao idioma
- Perguntar aos alunos o
que eles acham da língua inglesa em nosso dia a dia.
- Perguntar se nós brasileiros
encontramos muito a língua inglesa no cotidiano.
- Pedir para que eles
citem exemplos de palavras que utilizamos mas que pertencem ao idioma
inglês: Palavras como, Fastfood,
facebook, whatsapp, diet, fashion, Fitness, notebook, site, show, etc.
2ª parte: Explicação breve sobre leitura
Falar da importância da leitura principalmente para quem vai fazer o
ENEM, pois a prova do exame é composta basicamente por interpretação de texto.
Perguntar aos alunos se é possível fazer uma leitura de um texto, mesmo
não tendo domínio do idioma.
Explicar que é possível fazer uma interpretação não tão aprofundada de
qualquer texto em outro idioma, usando um método de skimming(uma leitura
geral), por imagens, palavras soltas, cognatos, conhecimento prévio de algumas
palavras, palavras chave, entre outros métodos.
3ª Parte: Atividade:
Divida os alunos em
grupos de 4 componentes.
Traga para a sala
jornais e revistas (em inglês). Diga aos alunos que terão que
fazer uma leitura breve do texto entregue a eles. Dê a eles o tempo de 5
minutos para que eles façam essa leitura breve.
Ao final do tempo, peça
que cada grupo reporte para a sala sobre o que é o texto, o gênero, o que
chamou atenção, quais palavras seriam palavras chaves na opinião deles.
Então, reforce que a
técnica de leitura usada (mesmo que inconscientemente) foi o skimming. Devido ao
curto tempo, os alunos provavelmente não leram palavra por palavra do texto,
mas, ao invés disso, prestaram atenção à manchete, ilustrações ou gráficos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário